quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Entendendo a genética dos Bettas metálicos

Entendendo a genética dos Bettas metálicos

Cobre e cores metálicas ficaram imensamente populares em nosso hobby e realmente ficaram concorridas no mundo dos bettas. Mas ainda há muitas perguntas a serem respondidas considerando estas "novas" cores. Neste artigo eu tentarei dar um pouco mais de informação sobre estas cores cobrindo como e onde eles as criaram, o que causa esta cor metálica e como esta cor é herdada.

Imagem

O fenômeno metálico foi apresentado em nosso hobby através do cruzamento do betta splendens com os tipos selvagens dos gêneros dos bettas imbellis, smaragdina e mahachai [1,2]. Os bettas imbellis, smaragdina e mahachai têm um grau mais alto de iridescência naturalmente nas escamas que provavelmente são uma adaptação à água mais escura nos seus hábitat naturais [3]. Porque estes tipos selvagens podem ser tão facilmente cruzados entre si, muitas pessoas sugeriram que estes peixes sejam, na verdade, variedades geográficas de uma [mesma] espécie. Algo que estaria comparável, por exemplo, às diferenças entre as pessoas da Europa e da Ásia, diferentes traços, mas ainda [pertencendo a] uma mesma espécie.

Imagem

Mas era o princípio de cruzamento entre tipos selvagens [de espécies diferentes] algo novo em nosso hobby? A resposta a esta pergunta é não. Estes cruzamentos já são uma prática fixada durante muito, muito tempo na Ásia. Por gerações os tailandeses têm tentado melhorar seus bettas, principalmente criar linhagens de [bettas] combatentes mais completas. Mas a prova que estes cruzamentos também eram conhecidas fora da comunidade de apreciadores de combate pode ser achada em vários livros famosos sobre bettas. Por exemplo, o livro de Walt Maurus (1981) [7] e o de Hans Gonella e Rajiv Massilamoni (1997) [8] mostram uma figura de um betta híbrido splendens x imbellis com nadadeiras longas.

Imagem

Copper imbellis [9]

Imagem

Isto nos traz logicamente para a próxima pergunta: como estes híbridos não são novos em nosso passatempo, por que se levou tanto tempo para desenvolver o cobre e os bettas metálicos como nós os conhecemos hoje? Não é fácil de responder esta pergunta, mas provavelmente, nos primórdios, a comunidade dos bettas não estava interessada realmente ou pronta para criar estas variedades e eles não reconheceram o seu potencial. Por volta de 2002-2003, os criadores asiáticos ofereceram o primeiro tipo [híbrido] imbellis cobre no aquabid. Estes peixes foram criados seletivamente e [a partir deles] se iniciou a febre mundial do cobre e [das cores metálicas] conforme nós a conhecemos hoje.

Através de cruzamento desse peixe com as linhagens de nadadeiras longas não levou muito tempo para que os primeiros imbellis delta [cor] de cobre surgissem no cenário dos bettas. Cruzando estes peixes [com bettas HM] iridescentes (turquesa, azul aço e azul real) produziu-se os primeiros azuis metálicos [10]. A descendência destes tipos de cruzamentos ainda continha muito vermelho desbotado. Seleção contínua tanto para cor quanto para as nadadeiras finalmente conduziu aos HM metálicos sem vermelho. Cruzando os fenótipos [cor de] cobre com os turquesas iridescentes puros, peixes azuis aço e azuis real somou-se outra característica nova em nosso passatempo: a característica de máscara.

Bettas iridescentes normais são caracterizados por suas cabeças pretas típicas. O cruzamento com bettas [cor de] cobre levou a um aumento da cor esparramada sobre a face e área de cabeça do peixe. Até agora é conhecido que o metálico e característica de máscara são causadas por genes diferentes e podem funcionar independentemente.

Através de criação seletiva, é possível criar turquesa iridescente, azul aço e azul real com características de máscara, mas também criar [bettas] metálicos com cabeças negras sólidas. Aqui precisa ser dito que é muito difícil conseguir livrar-se completamente da característica de máscara. Freqüentemente podem ser observados mascaras parciais e lábios coloridos por muitas gerações.

Imagem

Imagem

O que causa este brilho metálico a nivel estrutural?

A maioria daqueles que lidam com os bettas já está familiarizada com as três cores iridescentes: azul real, turquesa e azul aço. Estas cores são o resultado da reflexão da luz através dos finos elementos cristalinos (incolores) que estão presentes na superfície das células chamadas iridóforos [11,12]. Tais cores são chamadas freqüentemente de cores estruturais, para distingui-las das cores produziram através de pigmento (tais como o vermelho e o preto). Recentemente Dr. Rosalyn Upson descobriu que os bettas imbellis da mesma forma que os bettas metálicos e os cobres também continham iridóforos que refletiam uma parte completamente diferente do espectro visível (com comprimentos de onda [de luz] entre o amarelo e o amarelo-esverdeado) e então pode ser classificado como um "novo" iridóforo de cor amarelo [12].

Como esta característica metálica é herdada?

Para estudarmos [esta característica] vamos introduzir os símbolos “+” e “nm” [13]. O símbolo “+” descrever a presença de uma cópia do gene metálico expandido (alelo) e “nm” (não-metálico) descreve uma cópia do mesmo gene que não produz a expansão metálica. Lembrando que um peixe sempre tem um par de genes, um peixe pode ser:

1. Homozigoto não-metálico (nm nm): Duas cópias do gene não metálico.
2. Heterozigoto metálico (+ nm): Uma cópia do gene metálico e uma cópia do gene não-metálico.
3. Homozigoto metálico (+ +): Duas cópias do gene metálico.

O fato de que os tipos selvagens apresentam o alelo de expansão (+) [isto é, sua iridescência é extremamente brilhante quando comparada com a do betta domesticado] indica que o alelo não-metálico (nm) deve ter evoluído do gene (+) do tipo selvagem durante os séculos de domesticação por procriação seletiva. Dr. Leo Buss concluiu que o gene metálico se comporta como um simples dominante [do tipo] mendeliano. Isto significa que somente uma única uma cópia do gene é necessária para produzir um fenótipo metálico. Mas aqui temos que nos lembrar que nem sempre é fácil perceber o fenótipo metálico a olho nu (fenótipo macroscópico), nestes casos um microscópio (fenótipo microscópico) é necessário para prover informação adicional. Abaixo você pode encontrar vários exemplos de quadros Punnet [para mostrar] como a característica metálica é herdada combinando a relativamente nova genética do metálico com a genética mais familiar dos azuis.

Genética do metálico baseada no azul turquesa

* Um betta turquesa [comum] é representado por: BlBl nmnm
* Um betta turquesa portador [do gene] metálico é representado por: BlBl +nm.
* Um betta turquesa metálico (metálico verde) é representado por: BlBl ++

Genética do metálico baseada no azul aço

* Um betta azul aço [comum] é representado por: blblnmnm.
* Um betta azul aço portador [do gene] metálico é representado por: blbl+nm.
* Um betta azul aço metálico (cobre) é representado por: blbl ++


Imagem

Genética do metálico baseada no azul real

* Um betta azul real [comum] é representado por: Blblmnm.
* Um betta azul real portador metálico é representado por: Blbl+nm.
* Um betta azul real metálico (“teal” em inglês) é representado por: Blbl ++

Notas:

1. os bettas metálicos heterozigotos se apresentam (fenótipo) como bettas azuis comuns (sejam eles turquesas, aços ou reais), porém, são portadores do gene metálico (+).
2. Não consegui saber que cor em português traduz “teal”, em inglês (Blbl++). Portanto, mantive a nomenclatura “azul real metálico homozigoto”.

Quadros Punnet referentes ao cruzamento de um betta azul real metálico homozigoto (Blbl++)

com um betta azul real portador do gene metálico (Blbl+nm)

Explicação adicional do tradutor Pode-se agrupar os pares de genes do betta azul portador do gene metálico de duas maneiras: Bl+ e blnm ou Blnm e bl+

Observações:

1. Como temos oito possibilidades de combinações de pares de genes, cada combinação terá o peso de 12,5% (100/8).
2. A genética atribuída nos quadros acima aos símbolos de macho e fêmea é somente para compor a figura. É claro que se a mesma genética for atribuída inversamente (fêmea e macho), o resultado será o mesmo.

Quadros Punnet referentes ao cruzamento de dois bettas azuis real portadores do gene metálico (Blbl+nm)

Explicação adicional do tradutor Pode-se agrupar os pares de genes dos bettas azuis portadores do gene metálico de duas maneiras: Bl+ e blnm ou Blnm e bl+ Então, o total de possibilidades de um cruzamento entre dois bettas azuis real portadores do gene metálico será o resultado dos quatro quadros Punnet, mostrados a seguir:

Observação: Como temos dezesseis possibilidades de combinações de pares de genes, cada combinação terá o peso de 6,25% (100/16). Dependendo do número de vezes que uma mesma combinação aparece no total de combinações, o valor final da probabilidade de cada combinação de genes aparecer na ninhada será o número de vezes que esta aparece no total de combinações multiplicado por 6,25.

Quadros Punnet referentes ao cruzamento de um betta azul real portador do gene metálico (Blbl+nm) com um betta azul real comum (Blblnmnm)

Explicação adicional do tradutor Pode-se agrupar os pares de genes do betta azul portador do gene metálico de duas maneiras: Bl+ e blnm ou Blnm e bl+ até agora só olhamos cruzamentos entre peixes que tinham o mesmo tipo básico iridescente (turquesa, azul aço ou azul real) [tendo] como a variável o gene metálico. Mas certamente nós podemos fazer cruzamentos mais complicados através de diferentes tipos iridescentes (do azul). Isto combinado com a genética dos metálicos cria muitas possibilidades. Nem todas as possibilidades serão mostradas aqui, mas abaixo estão alguns exemplos para dar uma idéia do que mais é possível:

Quadros Punnet referentes ao cruzamento de um betta turquesa (geno metálico) (BlBl+nm) com um betta azul real (geno metálico)(Blbl+nm)

Explicação adicional do tradutor Pode-se agrupar os pares de genes do betta azul portador do gene metálico de duas maneiras: Bl+ e blnm ou Blnm e bl+

Quadros Punnet referentes ao cruzamento de um betta azul aço (geno metálico) (blbl+nm) com um betta azul real (geno metálico)(Blbl+nm)

Imagem

Imagem

Epílogo:

Imagem 10Tenha em mente que estes esquemas genéticos são uma aproximação teórica e [são] baseados em uma combinação de minha própria experiência e de vários artigos disponíveis. Este artigo só se focou na combinação da cor iridescente (azul) com a característica metálica, mas certamente não pára por aqui.

Cruzando estes [azuis] metálicos e cobres com outras cores variantes do Betta splendens conseguiu-se uma quantidade enorme de variedades de novas cores. Cruzamentos entre opaco e o cobre conduziu, por exemplo, ao desenvolvimento dos brancos opacos e até agora nós temos um alcance enorme de variações metálicas tais como cobre avermelhado, black coppers, yellow/golds etc.

Os mais recentes desenvolvimentos que mexeram com o mundo metálico dos bettas são os [tipo] dragões (dragons)!

Eu espero que este artigo tenha dado um pouco mais de percepção e entendimento sobre onde a característica metálica se originou e de que maneira [esta] é herdada [ou transmitida].


Betta Territory
Tradução: Vitor Calil Chevitarese

Imagem

Texto retirado do site do criador Agostinho Monteiro.
http://www.agostinhomonteiro.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário