quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Genética do Betta Splendens

Genética do Betta Splendens

Está aqui minha tentativa em dar algumas respostas sobre a genética do betta. As seguintes informações foram obtidas através de observações em meu próprio estoque de peixes, da pesquisa feita em outros sites da rede e lendo publicações do IBC (Congresso Internacional do Betta). Você encontrará no final deste trabalho, uma lista de todos os símbolos conhecidos usados na genética do betta, mostrando os que são dominante, recessivo ou co-dominante.

Uma coisa que é importante na genética é a terminologia ou as palavras que são usadas. Eu tentarei simplificar ao máximo para facilitar a compreensão dos conceitos sobre genética. Vamos começar com os princípios.

Genótipo: esta é a constituição de um indivíduo. Esta é a parte que você não pode ver mas pode ser transmitida. Sempre você quis saber porque sua irmã teve o cabelo louro enquanto todos os membros restantes de sua família tiveram o cabelo marrom? Bem, lá vai. Seus pais não sabiam, mas transmitiram.

Fenótipo: este é o que você pode ver, a descrição física.

Alelo (ou gene): cada cromossomo (um do pai e outro da mãe) contribui com um alelo para formar o código para o cabelo marrom, por exemplo (dois alelos emparelhados). O cromossomo resultante tem estes alelos no mesmo lugar exato dos cromossomos que lhe deram origem.

N.T.: Imaginemos o cromossomo como uma fita métrica, onde em cada centímetro se tenha um gene. No primeiro centímetro teremos um gene que determinará, por exemplo, o feitio da cauda do betta. No segundo teremos um gene que determinará o tamanho da cauda, no terceiro teremos um que determinará a cor da cauda, ....., no último centímetro teremos, por exemplo, um gene que determinará o formato do corpo do betta.

O macho contribuirá com um espermatozóide (uma fita métrica - cromossomo) e a fêmea contribuirá com um óvulo (outra fita métrica - cromossomo).

Quando as duas fitas métricas se juntam (formando o ovo), os respectivos centímetros se emparelham formando os pares de alelos (genes). Ao casamento dessas fitas, contendo a história resultante dos pares formados é que chamamos de genótipo. Observe que o primeiro gene da fita fornecida pelo macho emparelha seu primeiro gene com o primeiro gene da fita fornecida pela fêmea e assim sucessivamente. Não há possibilidade de genes em posições diferentes se combinarem!

Ou seja, um gene fornecido pelo macho que vai disputar o formato de cauda (m nosso exemplo hipotético, na primeira posição) se combinar com um gene fornecido pela fêmea e que vai disputar o feitio do corpo do filhote resultante (última posição), é impossível!!! E mais: haverá uma “briga” entre os alelos situados em posições idênticas dentro de cada cromossomo para ver qual deles se sobreporá ao outro (dominância) a fim de determinar a característica (ou traço) que se manifestará no filhote resultante (ou seja, o fenótipo)!

Homozigoto: este é um termo usado para indicar que uma planta ou um animal têm dois alelos idênticos dentro de uma mesma posição no cromossomo. Isto resulta em um animal que somente pode transmitir a seus descendentes um único traço (característica física) correspondente àquele gene. Um exemplo seria que se seus pais tiverem o cabelo marrom, você tiver o cabelo marrom, todos seus avós tiverem o cabelo marrom, possivelmente você é homozigoto, no que diz respeito ao cabelo marrom (que é tudo o que você pode transmitir). Nenhum filho com cabelo alourado poderá ser oriundo de você, mesmo que seu par seja de cabelo claro, já que o gene para cabelo escuro é dominante sobre aquele para cabelo claro (recessivo).

Heterozigoto: o termo é usado para indicar algo que não é homozigoto. A razão porque você tem uma irmã loura é que seus pais são heterozigotos para o cabelo louro, isto é, poderão gerar cromossomos com gene que define esta característica (cor do cabelo) com as seguintes possibilidades: cabelo preto/cabelo preto, cabelo preto /cabelo claro, cabelo claro/cabelo preto e cabelo claro/cabelo claro [contribuição do pai/contribuição da mãe] e, no caso de sua irmã, aconteceu que o cromossomo do ovo fecundado do qual ela foi gerada reuniu, naquela posição que define a cor do cabelo, genes que caracterizaram a condição cabelo claro/cabelo claro (única condição que gera cabelo claro). No caso de você ter o cabelo preto, você poderá ter seu gene com quaisquer uma das outras combinações de alelos (preto/preto, preto/claro ou claro/preto – três genótipos diferentes gerando um mesmo fenótipo “cabelo preto“).

Em genética, ao invés da frase "o cabelo marrom combinado com cabelo marrom resulta em cabelo marrom ", os cientistas planejaram uma maneira abreviada de escrever a mesma coisa: substituiremos as palavras "cabelo marrom" por uma letra "B" (do inglês “brown” ), as palavras "combinado com" por um "x" e " resulta em" por um "=".

Assim a frase acima ficará: B x B = B. Não fica mais fácil e mais rápido?

Agora, para dificultar um pouco, há esta estória de gene dominante e recessivo.

A melhor maneira para se explicar isto é como uma pessoa de personalidade forte (dominante) impõe sua maneira de ver determinada coisa a outra pessoa mais submissa (recessivo), às vezes, não deixando esta última se manifestar de jeito nenhum. É o que acontece muitas vezes quando o irmão mais velho impõe suas vontades sobre um mais novo, mais acanhado.

Para mostrar que determinado gene (traço) é dominante, nós usamos uma letra maiúscula.

Um gene (traço ou característica) recessivo é simbolizado pela letra minúscula. Vamos dizer que você tem o cabelo marrom, que é um gene dominante. Assim seu símbolo seria "B" (do inglês “brown”, marrom). Seus pais têm o cabelo marrom, assim ambos possuem em seus pares de genes pelo menos um "B" também. Como sua irmã é loura (e cabelo louro é um gene recessivo “b”), os genes de seus pais serão “Bb” e o de sua irmã “bb”.

Assim, somente um "B" presente no par de alelos é necessário para expressar a dominância, enquanto que, para que o traço recessivo se manifeste, ambos os genes presentes devem ser recessivos.

Desta forma, a equação que melhor expressa a situação anterior se pareceria mais com esta: Bb x Bb = B_ (você) e bb (sua irmã), onde o traço ao lado do B indica que qualquer que seja a letra (B ou b) que esteja com ele resultará no mesmo fenótipo (ou aparência, no caso, cabelo marrom).

Acredito que a maioria de vocês ouviram falar de um quadrado Punnett.

Imagem

Você pode ver que o pai fornece um gene de seu cromossomo (linha superior) para cada cromossomo (o conteúdo de cada célula do quadrado Punnett), um "B" e um "b".

A mãe faz a mesma coisa com os genes de seu cromossomo (a coluna à esquerda).

No cruzamento das linhas e colunas do quadrado, teremos em cada célula os quatro cromossomos possíveis de acontecerem (quatro genótipos). O "BB" é cabelo marrom e desde que ambos os genes são um "B“, significa que o indivíduo é homozigoto para o cabelo marrom e assim pode somente produzir uma prole de cabelo marrom.

O "bb" é homozigoto para o cabelo louro e só pode produzir cabelo louro.

Os outros dois são "Bb" ( Bb=bB, gerando o mesmo genótipo e fenótipo). Estes indivíduos têm cabelos marrons, mas carregam o gene para cabelo louro e assim, são heterozigotos.

Como o fenótipo dos indivíduos que possuem os genótipos BB e Bb são o mesmos, nós podemos usar o símbolo "_" para significar todos os indivíduos de cabelo marrom como "B_" ao invés de escrever todos os genótipos para esse mesmo fenótipo. Assim: B_= BB, Bb e Bb.

Se você compreendeu o que foi dito até agora, então tudo daqui para frente será fácil.

Cambodia

O mais fácil dos traços de se descrever é o gene cambodia.

Este é o gene que faz com que um peixe tenha as nadadeiras coloridas (ou incolores) e a ter a cor do corpo extremamente reduzida. O traço (ou característica) cambodia é um traço recessivo. Isto significa que requer que ambos os pais tenham este gene para permitir os peixes cambodia. Característica = cambodia.

Símbolo = "C". Como o gene cambodia é recessivo, significa que a letra utilizada será minúscula ( “c” ) para representar que esta caraterística é presente. O "C" vai significar os peixes coloridos sólidos dominantes. Vamos supor que temos dois peixes heterozigotos “Cc” (portanto, com fenótipos coloridos sólidos ou não cambodianos).

O quadrado Punett seria:

Imagem

Conforme mostrado, teremos:

* CC – homozigoto sólido (fenótipo não cambodia)
* Cc/cC – heterozigoto sólido (fenótipo não cambodia)
* cc – homozigoto cambodia (fenótipo cambodia)

Conforme se pode observar 3/4 ou 75% da prole terá a probabilidade de ser colorido e 1/4 ou 25%, é cambodia.

Cauda Dupla

Uma coisa agradável na genética é que, uma vez que os princípios são compreendidos, o restante é só repetição. A característica “cauda dupla” é muito similar àquela do traço cambodia no fato de que é também um traço recessivo.

Um peixe necessita que ambos os genes sejam recessivos para que a cauda dupla se manifeste e basta que somente um gene seja dominante para que se tenha um peixe cauda simples (característica dominante).

A característica = cauda dupla.

Símbolo = “DT” (do inglês double tail) para cauda simples e “dt” para a cauda dupla. Eu tenho um macho da cauda simples que penso carregar o gene cauda dupla. Seu genótipo seria então “DT_”. DT significa que ele é dominante por ser cauda simples (seu fenotipo). O “_” significa que eu, na realidade, não sei o qual é o outro gene que se emparelha com o “DT”. Desde que eu não estou certo se o “_” é “dt” ou DT, eu usei "?" ao invés de “_” no quadro Punnett para significar que eu não tenho certeza quanto ao outro gene. Eu cruzei este macho com uma fêmea cauda dupla (genótipo “dtdt”).

Quadrado Punnett:

Imagem

Observou-se que todos os peixes resultantes deste cruzamento tinham cauda simples. Portanto, desde que não há nenhum " dtdt " (já que não existem peixes com cauda dupla), esse macho cauda simples é homozigoto “DTDT”. Este tipo particular de cruzamento é chamado uma " cruzamento de teste". Com isso você consegue mapear determinado gene de um peixe sobre o qual haja um interesse em saber determinada característica. Todos os bebês deste cruzamento de teste carregam o gene cauda dupla, devido a ter uma mãe cauda dupla.

Se você cruzar esta geração F1, isto é o que você poderia conseguir.

Quadrado Punnett:

Imagem

Esta segunda geração, ou o F2, produzirão as caudas duplas e caudas simples. Dos quatro quadrados, 2 são "DTdt", 1 é "dtdt " e 1 é " DTDT". Portanto, 3/4 ou 75% da ninhada será cauda simples e 1/4 ou 25% terá cauda dupla.

Amarelo

Este traço é recessivo. Mas, ao invés de se usar "Y" (de yellow, em inglês) para o vermelho e "y" para o amarelo, utiliza-se o termo "NR" (de non red, em inglês). Assim um peixe vermelho é " NR " que é dominante sobre o "nr", que é um peixe amarelo. Muitos criadores acreditam que há uma segunda característica, um "NR2", que determina um suposto gene para a cor laranja, mas os geneticistas são ainda cautelosos e, portanto, este ponto não será discutido neste trabalho. A característica = amarelo Símbolo = “NR” é dominante (vermelho) e “nr” é recessivo (amarelo)

Cruzando-se um macho amarelo com uma fêmea vermelha, teremos o quadrado Punnett:

Imagem

Vamos supor que este cruzamento só tenha filhotes vermelhos. Por esta observação pode-se depreender que a fêmea vermelha é um peixe homozigoto, ou " NRNR ". Eu cruzei esta geração F1 para começar a geração F2 , NRnr X NRnr. E aqui está o que aconteceu:

Quadrado Punnett:

Imagem

Portanto, 3/4 ou 75% da ninhada são vermelhos e 1/4 ou 25% são amarelos (que, obrigatoriamente, são homozigotos). Dos peixes vermelhos, 1/3 são homozigotos (NRNR) e o restante será heterozigoto (NRnr) para ambas as cores.

Preto

Para a facilidade de explanação, vou me referir a todo peixe que for preto como um preto e não como um melano (vem de melanina, pigmentação preta). A coisa do “melano” não é mencionada aqui, exceto para indicar que a letra " M " será usada como símbolo para pretos. Um peixe preto é como você vê, um peixe preto. A característica preta da cor age da mesma maneira que o descrito anteriormente, já que é um gene recessivo e necessita assim dos dois genes para se manifestar . Você cruza um par de peixes que carregam o gene preto, e você terá uma ninhada que apresentará peixes pretos. Foi dessa maneira que consegui bettas pretos. Dois azuis aço cruzados deram pretos que recebi com grande surpresa. A característica = preto Símbolo = “M” é dominante e “m” é recessivo.

O cruzamento foi com um casal que tinha o aço como sua cor irridescente, ambos carregando o gene preto (MmxMm).

N.T.: Mais à frente será mostrado que a irridescência (presença ou ausência) no peixe é um outro gene que controla esta característica. No presente exemplo o azul aço é tratado do ponto de vista da cor preta. A discussão do azul aço será feita mais adiante.

Quadrado Punnett:

Imagem

Aqui, 25% da ninhada é preto homozigoto recessivo (mm). O outro três quartos, ou 75%, têm a cor azul aço irridescente (que no quadrado Punnett é a “outra cor”). Dos demais azuis aço, 1/3 é homozigoto dominante e só produziriam azul aço (MM), sem chance de gerar nenhum preto. O resto dos azuis aço é heterozigoto (Mm) e podem gerar, tanto bettas azuis aço quanto pretos.

Verde, Azul & Azul Aço

Quando você começa a pensar que já estava entendendo algo, surge um novo complicador.

Este caso é completamente diferente daqueles até agora tratados, já que não existe nenhuma característica verdadeiramente recessiva. São todas dominantes, portanto "compartilham" ou são "co-dominantes ". Isto significa que cada cor age em cima da outra igualmente para produzir sua própria cor. Nesses casos, pode-se conseguir uma ninhada que seja toda de uma única cor (todos os filhotes verdes ou todos azuis ou todos azuis aço), ou pode-se ter duas cores (filhotes verdes e filhotes azuis ou verdes e azuis aço ou azuis e azuis aço) ou todas as três cores em uma mesma ninhada (filhotes verdes e filhotes azuis e filhotes azuis aço).

Como isso pode ocorrer? Vejamos...

A dificuldade já começa pelo nome do símbolo para a cor verde. É “Bl” (de blue, azul em inglês) e não “Gr”, por exemplo (de green, em inglês).

Continuando a dificuldade, teremos:

* BlBl - verde
* Blbl - azul
* blbl - azul aço

Pode-se notar que o “Bl” e o “bl” têm o mesmo peso na cor dos peixes. Se o " Bl " fosse dominante, então "Blbl" seria também um peixe verde e não azul.

Assim, os cruzamentos são de tal forma que azul aço (blbl) com azul aço (blbl) dá 100% azul aço (blbl). Isto é porque os únicos alelos que cada reprodutor carregam são "bl" e assim só podem emparelhar "bl" com “bl”.

Para a característica verde a mesma coisa. Você cruza um verde (BlBl) com um verde (BlBl) E se obterá 100% verde (BlBl). A cor azul é completamente diferente porque o azul tem ambos os alelos presentes, resultando nas três cores (azul, verde e azul aço). As porcentagens de cada cor variam. Você não conseguirá os mesmos números de verdes, azuis e azuis aço.

Quadrado Punnett:

Imagem

Aqui você vê que 50%, são azuis e 25% de verde e 25% de azul aço. A genética não é maravilhosa?

Quadrado Punnett:

Imagem

Agora, para tornar as coisas mais interessantes, se você cruzar um verde com um azul, você obterá 50% verde e azul de 50%. Se você cruzar um azul com um azul aço, você obterá 50% azul e 50% azul aço. Por último, se você cruzar um verde com um azul aço, o que você obterá?

Nenhum dos filhotes herdará a cor dos pais. Assim, se você quiser verdes e azuis aço, não cruze bettas com estas cores.

Cruzamento Dihybrido (ou com duas características)

O que discutimos até o presente momento são acasalamentos que envolvem uma única característica. Cauda dupla, amarelo, preto, cambodia e mesmo as cores irridescentes.

Ao se tratar somente uma característica, você está se envolvendo com cruzas monohíbridas. Mono significa um ou único.

Agora nós vamos trabalhar com as cruzas dihíbridas, significando manipular com duas características simultaneamente.

Tratarei somente de dois tipos de cruzamentos dihíbridos. As coisas podem começar realmente a complicar com trihíbridos, três características de uma única vez ou cruzamentos polihíbridos (mais de três de cada vez). Vamos deixar estas tarefas para os peritos.

O primeiro acasalamento dihíbrido que faremos envolve um macho vermelho sólido com uma fêmea cambodia amarela. Os símbolos usados são "NR", "nr", “C" e "c". O genótipo do macho vermelho será CCNRNR.

O genótiopo da fêmea cambodia amarela será ccnrnr . Como todos os alelos que o macho possui são alelos dominantes e todos os alelos aa fêmea são recessivos, podemos dizer que toda a prole produzida será vermelha sólida já que todos possuirão o genótipo CcNRnr.

Agora vamos cruzar a geração F1 resultante (CcNRnr X CcNRnr).

Quadrado Punnett:

Imagem

Em vez de um quadrado Punnett com quatro combinações, temos agora um com dezesseis combinações. Por que? Observe a explicação abaixo:

Imagem

Cada reprodutor tem agora quatro genes, dois para cada característica (corpo vermelho e nadadeiras vermelhas/ cambodia com nadadeiras amarelas), possibilitando 16 combinações genotípicas possíveis.

Aqui estão os genótipos e os respectivos fenótipos:

* CCNRNR – corpo e nadadeiras vermelhas
* CCNRnr ( = CCnrNR) – corpo e nadadeiras vermelhas
* CCnrnr – corpo vermelho e nadadeiras amarelas
* CcNRNR ( = cCNRNR) – corpo e nadadeiras vermelhas
* CcNRnr ( = CcnrNR,cCNRnr,cCnrNR) – corpo e nadadeiras vermelhas
* Ccnrnr ( = cCnrnr) – corpo vermelho e nadadeiras amarelas
* ccNRNR – corpo cambodia e nadadeiras vermelhas
* ccNRnr = ( ccnrNR) – corpo cambodia e nadadeiras vermelhas
* ccnrnr – corpo cambodia e nadadeiras amarelas

Dos 16 genótipos acima teremos 4 fenótipos:

* corpo vermelho e nadadeiras vermelhas ( 56% )
* corpo vermelho e nadadeiras amarelas ( 16% )
* cambodia com nadadeiras vermelhas ( 16% ) e
* cambodia com nadadeiras amarelas ( 6%).

Para se determinar qual peixe vermelho carrega o gene amarelo, ter-se á que cruzá-lo com um amarelo para que o gene amarelo possa se manifestar, já que não se pode identificá-lo pelo fenótipo. Uma última combinação, provavelmente um das mais procuradas é o cruzamento de um betta preto com irridescência azul aço com uma fêmea azul aço que que carrega o gene preto.

O macho preto com irridescência azul aço tem o genótipo blblmm e só pode doar "blm" para os alelos resultantes. A fêmea é uma azul aço carregando o gene preto e seu genótipo seria “blblMm”. Portanto pode fornecer "blM" e "blm".

Quadrado Punnett:

Imagem

Este cruzamento produziu 50% preto e 50% azul aço. Eu espero que você aprecie este trabalho sobre a genética do betta.

Eu tentei incluir as idéias básicas e diversos exemplos do que pode acontecer quando cruzamos bettas.

Alguns símbolos comuns utilizados na descrição dos genótipos dos bettas e suas interpretações:

* dt = cauda dupla, recessivo
* p = raios protuberantes das caudas (combtail), recessivo
* b = brilhante (ou blonde), dominante
* op = opaco, parcialmente dominante
* c = cambodia, recessivo
* m = melano (preto), recessivo
* er = vermelho estendido, parcialmente dominante
* vf = butterfly (duas cores nas nadadeiras), recessivo
* nr = não vermelho (amarelo), recessivo
* bl = azul, verde ou aço, parcialmente dominante
* si = irridescência espalhada, dominante
* mb = mármore, recessivo

Texto do site http://www.geocities.com/dynarb.
Foram incluídos comentários do tradutor.

Texto retirado do site do criador Agostinho Monteiro.
http://www.agostinhomonteiro.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário